Catch As Catch Can na origem da Luta Livre Brasileira – Origem e Ascensão do Catch

Origem

Wrestling é um termo geral usado para designar todas as lutas de Grappling (lutas agarradas) na Europa, na verdade tem um apelo mais genérico e se confunde com arte marcial, assim como Kung Fu representa o mesmo na China e Jiu Jitsu no Japão. Cada país possui seu estilo de luta como os nórdicos com o Glima, a Itália com Istrumpa, a Suíça com Schwingen, a Turquia com o Kurash, entre outras culturas. O Wrestling antigo dos gregos e romanos foi inserido ou misturado ao estilo de combate dos europeus, na idade média era conhecido como Ringen na Alemanha ou Abrazare na Itália, duas das maiores escolas marciais européias.

1467, fechtbuch,  Hans Talhoffer

1467, fechtbuch, Hans Talhoffer

Com o advento da pólvora, o fim da cavalaria e o combate corpo-a-corpo, as técnicas marciais perderam o status principal na sociedade e foram aos poucos se tornando apenas esporte ou duelos sob regras e características de cada cultura.

Paulus Hector Mair - "Arte Athletica" 1540 - Ringen

Paulus Hector Mair – “Arte Athletica” 1540 – Ringen

Investigando cada país ou região em específico um pesquisador consegue identificar sub-estilos e variações regionais. No início do século 19 na Grã-Bretanha existiam os estilos Cornish, Devonshire, Collar and ElbowCumberland and WestmorlandLancashire e outros menos conhecidos. Lancashire tinha características diferentes como luta trabalhada no solo, técnicas de agarrar nas pernas e outras técnicas de ataque e defesa que constituíam fouls (punição) nos outros estilos [Wrestling, 1890. Armstrong, Walter]. Os lutadores de Lancashire disputavam uma competição famosa que atraía muitos lutadores de todos os estilos chamada Catch As Catch Can (agarre como puder) e centenas de imigrantes foram para os Estados Unidos durante a guerra civil americana popularizando esse tipo de competição [“Once a carnival attraction, catch wrestling now influences MMA”. fightmagazine.com, fevereiro de 2010. CRIGGER, kelly].

Ascensão

St. Paul daily globe. (Saint Paul, Minn.) 1884-1896, October 10, 1886, Page 6

St. Paul daily globe. (Saint Paul, Minn.) 1884-1896, October 10, 1886, Page 6

O Catch estava tão popular nos USA que todos os praticantes de Wrestling em geral conheciam ou eram proeficientes apesar de outros estilos britânicos terem chegado antes com os imigrantes pioneiros. Abraham Lincoln foi mestre no Collar And Elbow, mas Lincoln praticou e aprendeu o Catch As Catch Can. Segundo o livro “Say Uncle!: Catch-As-Catch-Can Wrestling and the Roots of Ultimate Fighting, Pro Wrestling & Modern Grappling” o primeiro presidente americano, George Washington, foi wrestler do estilo Cumberland and Westmorland.

O circuito de lutas nos USA foi criado depois da guerra civil e o dinheiro começou a atrair lutadores do mundo inteiro, em parte com a ascensão do capitalismo americano que deu uma guinada no entretenimento como um todo. Lutadores japoneses (principalmente profissionais de Sumô) partiram para a América e se tornaram ídolos do esporte, dois nomes se destacaram: Sorakichi MatsudaShokichi Hamada. Matsuda tentou criar um circuito de Catch no Japão no final da década de 1890, mas não obteve sucesso.

Martin "Farmer" Burns treinando com o campeão mundial peso pesado de boxe James J. Jeffries

Martin “Farmer” Burns treinando com o campeão mundial peso pesado de boxe James J. Jeffries

Lutadores das colônias britânicas como os Hindus do estilo Pehlwani e os Iranianos do estilo Pahlavani também foram atraídos para esse circuito sofrendo e exercendo influência no Catch. Esse período do final do século 19 moldou e uniformizou o modo de lutar Wrestling influenciando até o criador do Judo, Jigoro Kano, a criar uma técnica chamada Kata Guruma inspirada em uma técnica do Catch, o Fireman’s Carry, para vencer um duelo.

 

Conde de Koma no Wrestling

Conde de Koma no Wrestling

A segunda leva de japoneses no circuito de Catch foram alguns lutadores do estilo Tenjin Shinyo Ryu (TSR) como Yukio Tani e da escola Kodokan como o introdutor do Jiu Jitsu no Brazil, Mitsuyo Maeda. Aparentemente os representantes da TSR saíram ou tiveram contato na escola Handa de Osaka.

Todos os japoneses dessa época lutavam nas regras do Catch e desafiavam os Catchers nas regras do Jiu Jitsu. As regras basicamente eram:

SUBMIT OR PIN TO WIN (Submissão ou imobilização com os dois ombros para vencer)
Each match will be contested in a single match with a 20 minute time limit( Cada luta será definida em uma simples disputa de 20 minutos). There are no time outs. (Sem intervalos)

​Legal Techniques (técnicas legais):
Ankle locks (chave de tornozelo)
Hip locks (chave de quadril)
Spine Locks (cervicais)
Neck Locks (chaves de pescoço e estrangulamentos)
Shoulder Locks (chaves de ombro)
Elbow Locks (chaves no cotovelo como americana, kimura e armlock)
Wrist Locks (chaves de pulso e mão)
Face Locks (chaves na face)

Illegal Techniques (técnicas ilegais):
Punching or Slapping (bater ou dar tapas)
Kicking (chutar)
Biting (morder)
Eye Gouging (dedos ou perfurações nos olhos)
Fish Hooking (enfiar os dedos na boca do adversário)
Hair Grabbing (puxar cabelo)
Individual Finger Locks (pegar nos dedos individualmente)
Grabbing Clothing (agarrar nas vestimentas)

The referee will signal a pin (o árbitro sinalizará a imobilização).

O estilo livre (Free Style Wrestling) foi criado a partir do Catch, tanto que na primeira edição que foi introduzido nos jogos olímpicos (1908) ainda era chamado de Catch As Catch Can conforme pode ser visto no relatório oficial do comitê olímpico. As regras foram modificadas (página 622) para proibir as submissões e tornar a disputa menos violenta aos olhos do público.

Catch As Catch Can nas Olimpíadas de Londres em 1908

Catch As Catch Can nas Olimpíadas de Londres em 1908

Continua…

Próximo artigo: Catch As Catch Can na origem da Luta Livre Brasileira – Primeira Chegada ao Brazil

ps. Alguns fatos desse artigo, como a foto do Maeda com vestimenta do Catch foram disponibilizados na nossa comunidade de pesquisadores.  JUDO TRADICIONAL GOSHINJUTSUKAN

2 ideias sobre “Catch As Catch Can na origem da Luta Livre Brasileira – Origem e Ascensão do Catch

  1. Pingback: Introdução do Catch no Brazil | Catch Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.